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1 de Julho de 2022

5 razões para você ter e manter uma (BOA!!!) ficha no Google Meu Negócio

Saiba mais sobre como esta ferramenta gratuita do google pode contribuir com seus resultados na advocacia

Andre Pereira, Bacharel em Direito
Publicado por Andre Pereira
ano passado

Queridos amigos jusnavegantes. No post de hoje quero falar com vocês sobre os benefícios que o Google Meu Negócio oferece para advogados e escritórios de advocacia, enumerando 5 razões para você ter e manter uma boa ficha lá.

Isso porque foi-se o tempo em que as pessoas procuravam profissionais e serviços em listas amarelas e em classificados de papel. Aliás, faz tanto tempo que esses serviços caíram em desuso que é capaz que boa parcela dos leitores nunca tenha visto uma lista dessas na vida (comente aí embaixo se as listas são da sua época).

A realidade agora é que as buscas estão ON!

Dito isso, vamos esmiuçar os porquês de ter um ficha no google meu negócio.

Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre esta ferramenta.

O que é o google meu negócio


Usando palavras dos pais da criança: "O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que possibilita que empresas e organizações gerenciem a presença on-line no Google, inclusive na Pesquisa e no Maps. Para ajudar os clientes a encontrar sua empresa e contar sua história, verifique-a e edite as informações comerciais dela."

Em bom português: o google meu negócio é uma ferramenta do google muito boa para negócios locais. Com ele, é possível cadastrar o seu negócio e fazer com que ele apareça nas pesquisas dos usuários e também nas visualizações do Maps, sem pagar nada pelo uso da ferramenta.

Eventualmente você pode pagar para que alguém que a domine faça o cadastro e mantenha sua ficha atualizada, mas a ferramenta, em si, é grátis!

Nela você pode descrever os serviços que você presta. Por exemplo, um advogado previdenciário poderá informar que sua "empresa" é um escritório de advocacia e depois informar em qual área do direito atua - direito previdenciário, realização de cálculos, benefícios, aposentadoria por idade, especial, etc.

Também é possível informar os horários de atendimento, se tiver um lugar físico (escritório) o endereço apareça no maps, permitirá que os clientes solicitem rotas; o telefone, site e afins também serão divulgados.

Ainda é possível publicar fotos do seu escritório ou até mesmo de sua rotina de estudos, trabalho, etc. Pode soar estranho, mas o Google Meu Negócio tem muito a ver com as redes sociais hoje tão difundidas, mas tem como objetivo claro deixar seu trabalho e seu negócio em evidência.

Para que isso aconteça, é imprescindível que sua ficha (é assim que o google chama o cadastro ou a conta de um negócio na ferramenta) seja impecável. Com o máximo de informações possíveis, que esteja sempre atualizado e com avaliações dos clientes de seus serviços. Estes são alguns dos pilares pra fazer com que sua ficha apareça na frente de outras quando alguém procurar por um advogado.

Dito isso, vamos as razões para você correr e fazer sua ficha no GMN ou então para aprimorá-la;

1) Apareça nas pesquisas diretas do google, sem ter que pagar nada pelo uso da ferramenta


Boa parte dos advogados já se deu conta que é importante ter uma presença digital e ser encontrado nas redes. Daí, para atingirem este fim, muitas vezes pensam na produção de conteúdo no instagram/facebook, mas as vezes não se atentam a esta ferramenta básica: o GMN.

Fazendo sua ficha no google e mantendo ela muito bem preenchida, relevante, quando pesquisarem por advogado nas suas imediações você poderá estar entre os melhores rankeados (os que aparecem primeiro) de forma orgânica, sem gastar nada com isso (pode usar anúncios pra promover sua ficha, mas um bom trabalho já pode te render essa boa posição).

Aparecendo bem na pesquisa, a tendência é que você tenha mais clientes. E mais clientes, normalmente resultam em maior faturamento. Boa pedida, né?

2) Apareças nas pesquisas do maps e seja encontrado por seus clientes


Parece bobeira, mas pense por um instante: já pensou em ir naquele restaurante e não lembrava o endereço, mas correu lá na pesquisa do google, achou a ficha dele e solicitou uma rota? Pois bem, seus clientes poderão fazer o mesmo.

Não só isso, mas estar no maps permite que outros usuários das funcionalidades do google te encontrem e, encontrando, possam se tornar seus clientes.

3) Informe seus horários de funcionamento, site, whatsapp e tudo o que os seus clientes precisam para te encontrar


Como já dissemos, na ficha do google meu negócio você pode incluir todas as informações que entender relevantes para os seus clientes. Horários de atendimento, se há intervalo para almoço, pode indicar o endereço do seu site, permitir que eles façam chamadas diretas, até trocar mensagem como num chat é possível. E mais uma vez, sem que haja qualquer custo da ferramenta para isso.

Com todas essas facilidades, seus clientes poderão te encontrar facilmente, desde que você mantenha estes dados atualizados.

Deixar horários de funcionamento incorretos, telefones antigos ou sites que não funcionam, acabam resultando em má imagem e insatisfação dos usuários dos seus serviços. Então, cuidado com as atualizações.


4) Faça postagens, conte a sua história, seus valores e documente a sua jornada


Sim, você pode e deve usar o GMN como uma rede social, mas de forma estratégica e buscando extrair dele o que há de melhor para a sua advocacia.

Utilize as funções de postagens para contar aos seus clientes sobre você, seu escritório, os valores que lhe são caros. Aproveite também para documentar sua jornada, produzir conteúdo informativo relevante sobre os temas/áreas em que você atua e assim, naturalmente, diga para o algoritmo do google que seus serviços são relevantes. Que na próxima vez que alguém pesquisar por advogado especialista em x, a melhor opção que ele tem para mostrar é você.

Faça isso, em um trabalho de formiguinha, e aguarde os bons resultados.

5) Colha avaliações e depoimentos de seus clientes


Por fim, com o google meu negócio você pode montar um mural de avaliações e depoimentos de seus clientes, e isso é muito, muito bom para o seu negócio.

Primeiro porque as pessoas confiam nos comentários deixados pelos outros usuários da ferramenta. Dados do google indicam que beira a 90% o índice de confiança das pessoas que leem comentários deixados por outros usuários nos estabelecimentos cadastrados. Mais do que isso: essas pessoas dizem que acreditam tanto nestes comentários como acreditaria nas indicações de um amigo próximo.

Resumindo : usar as avaliações do google meu negócio é fazer com que o marketing boca a boca, tão eficaz e antigo, tome conta das redes. Usá-lo ao seu favor é muito importante.

Segundo, com os depoimentos de seus clientes você passa para quem chegar em sua ficha a impressão que o seu negócio está sempre cheio, movimentado, vivo. Isso pode parecer vaidade boba, mas pense o seguinte: quando você está na feira, você compra pastel na barraca com mais pessoas ou naquela que está as moscas? Nós sabemos a resposta, não é? Então, faça do seu escritório a opção mais desejada, a mais procurada.

Para obter essas avaliações, duas estratégias muito simples podem ser implementadas. Se vocês quiserem saber quais, comentem aqui abaixo.


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